Dedo apontou
DEDO APONTOU?
10 de maio de 2016
O "DNA" de um recreador
O “DNA” DE UM RECREADOR
31 de maio de 2016
Mostrar tudo

CINCO MARIAS

Cinco Marias

Material: cinco saquinhos de tecido ou outro material resistente, cheios de arroz, ou areia, ou alpiste, etc…

Esse jogo pode conter quantos participantes quiserem, a partir de um. O primeiro participante deve pegar os cinco saquinhos em uma das mãos, jogá-los todos de uma vez para cima e ver sua disposição ao cair no chão.

A partir daí, existem muitas variações desse jogo, algumas delas são:

  • Escolha um dos saquinhos jogue-o para cima e antes que este caia tente pegar outro saquinho do chão. Conseguindo, na próxima rodada deve-se jogar um saquinho a sua escolha para o alto e tentar pegar dois saquinhos, e assim fazer até pegar todos que estão no chão. Errou! Passa para o próximo participante.
  • Joga-se todos os saquinhos para o alto, e tenta-se “pegar” o máximo de saquinhos que conseguir com as costas da mão. Cada saquinho pego vale uma determinada quantidade de pontos, geralmente dez.
  • Com os cinco saquinhos na mão, joga-se um para cima e coloca-se os outros quatro no chão e pega o que foi jogado. Depois, joga-se esse saquinho sozinho que está na mão e tente pegar as quatro que foram colocadas no chão.
  • O participante fará como se fosse um gol com uma das mãos, encostando a ponta dos dedos polegar e indicador no chão. Com a outra mão, joga-se um dos saquinhos para o alto, e antes que caia deve-se empurrar um saquinho do chão para atravessar o gol, fazendo assim até que passe todas através do gol. Essa variação ainda possui uma sub-variação, sendo que todos os saquinhos devem ser passados pelo gol com dois empurrões, apenas o último obrigatoriamente deve ser passado pelo gol com apenas um empurrão. Cada participante que terminar sua sequencia, independente de qual estiver fazendo, deve somar seus pontos conquistados, voltar para o início novamente, e recomeçar nova rodada.
  • O participante deverá jogar um saquinho para o alto, pegar outro (um) que estiver no chão e pegar o que foi jogado antes que este caia no chão, ficando assim com dois na sua mão. O que foi jogado, o participante colocará de lado, e fará o mesmo até terminar todos os saquinhos. Esta também possui sub-variações que quando o participante jogar o saquinho para o alto, ele deverá pegar dois saquinhos da mesa de uma só vez. E outra ainda, quando ele jogar o saquinho para o alto na primeira vez ele deverá pegar um saquinho, e na segundo os outros três que ficaram no chão.

Se um participante errar, ele passa a vez para o próximo e assim sucessivamente. Enquanto o participante não errar, vai-se iniciando sempre nova rodada e somando os pontos. Quando o participante errar e passar por todos os outros e voltar a ser a sua vez, ele pode iniciar a rodada de onde ele tinha errado na sua última vez.

Esse jogo possui vários nomes nas diversas regiões do nosso país, alguns deles são: “cinco Marias”, “Jogo das pedrinhas”, “Nente”, “Belisca”, “Capitão”, “Liso”, “Xibui”, “Epotata (em Tupi, quer dizer “mão de pedra”), “Jogo do osso”, “Onente”, “Bato”, “Arriós”, “Telhos”, “Chocos” e “Nécara”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp