detetive
DETETIVE
29 de dezembro de 2017
IMG_4766
BOBEOU A FILA AFUNDA
16 de abril de 2018
Mostrar tudo

AMARELINHA

amarelinha_gg

Um dos jogos mais tradicionais que conheço é a famosa AMARELINHA. Um jogo simples, que não precisa de muito material para realizá-lo, quase todo mundo sabe brincar e quem não sabe aprende fácil, que todos adoram e que podemos trabalhar muito além da brincadeira tradicional!

O que pouca gente sabe é que a amarelinha possui vários nomes diferentes, tais como: cancão, sapata, macaca, academia, jogo da pedrinha, boneca e pula-macaco. Todos são da mesma brincadeira.

A amarelinha é basicamente um diagrama desenhado no chão que deve ser ultrapassado seguindo poucas e pequenas regras.

 

A amarelinha é uma brincadeira que desenvolve noções espaciais e auxilia diretamente na organização do esquema corporal das crianças

 

A amarelinha é uma brincadeira que, por exemplo, matematicamente, o jogo auxilia no desenvolvimento de noções de números, medidas e geometria, contagem, sequencia numérica, reconhecimento de algarismo, comparação de quantidades e avaliação de distância, além de avaliação de força, localização espacial, percepção espacial e discriminação visual, controle corporal, ritmo, força muscular, equilíbrio estático e dinâmico, orientação espacial, lateralidade, coordenação óculo-manual, coordenação motora fina, senso de prioridade e o participante consegue fazer novas amizades e se divertir!!!

O material necessário para essa brincadeira é alguma coisa que você consiga riscar o chão, pode ser giz, um pedaço de tijolo ou algo parecido, e uma pedrinha, só isso!

Aconselho a jogarem, na mesma amarelinha, até seis participantes para não fazer com que esperem demais. Se você tiver mais que seis pessoas para jogar, faça outras amarelinhas no chão e divirta-se!

Os participantes devem decidir a ordem dos jogadores ficando em frente a casa de número 1 em fila, do primeiro para o último, sendo que o primeiro ficará de posse da pedra para jogar. Os participantes devem jogar a pedra no número que está na sua vez, pular com um pé só até a última casa, sem pular dentro da casa que está a pedra e na volta, fazendo o mesmo, parar na casa com o número sucessor ao que está a pedra, tentar pegar a pedra sem segurar em lugar algum, e ir até a primeira casa novamente. Feito isso ganha a chance de ir novamente, só que agora a pedra deve ser lançada para uma casa posterior a dessa rodada. Os erros mais comuns no jogo da amarelinha são quando o participante joga a pedra fora da sua casa da vez ou ainda em cima de alguma linha do diagrama, apoia-se nos dois pés ou com as mãos ao tentar pegar a pedra no chão ou ainda tocar o pé em uma das linhas durante o percurso de ida ou volta. Depois que o participante errar, vai para o final da fila dando a chance para o segundo jogar e assim sucessivamente até que algum participante consiga completar a amarelinha inteira, chegando com a pedra até a última casa.

Existem muitas maneiras de se desenhar o diagrama da amarelinha.

 

amarelinha_g

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>