Material: nenhum
No jogo do telefone sem fio, João disse: Asa! Maria entendeu: Casa! Daniela disse: Brasa! Pedro entendeu: Arrasa! Joaquim disse: Abraça! Marina entendeu: Traça! E o jogo terminou com todo mundo achando graça… (Ruth Rocha e Anna Flora)
Nessa atividade deveremos ter no mínimo de quatro a cinco participantes. Podem ser somente crianças, jovens ou adultos ou com várias idades misturadas na mesma atividade!
Os participantes devem estar dispostos em fileira ou círculo. A atividade consiste em, o primeiro da fila deverá inventar uma palavra ou uma frase curta e este deve passar para o participante a sua esquerda, falando no ouvido dele sem que os outros ouçam. O segundo participante fará o mesmo, passando o que lhe foi passado para o terceiro, e assim sucessivamente até que a palavra ou frase chegue ao último e este deve falar em voz alta o que ouviu/entendeu. Se estiver correto, o primeiro que criou a palavra ou frase vai para o final.
A atividade vai até que se tenha motivação dos participantes.
Telefone sem fio. Sussurrando palavras. Como a corrente de um rio. Sapo vira sapato. Pato vira boato. No cochicho baixinho. Nada feito um peixinho. Telefone sem fio. Vai criando uma história. Que ninguém nunca ouviu. (Sandra Popoff)