Letras unidas
LETRAS UNIDAS
25 de maio de 2015
Gruda-aranha
GRUDA-ARANHA
28 de maio de 2015
Mostrar tudo

BASE 4

Base 4

Material: 4 bambolês e 1 bola (preferencialmente não de futebol)

Os participantes serão divididos em duas equipes. No primeiro momento uma das equipes irá atacar e a outra defender e no segundo momento as posições serão invertidas.

O recreacionista deverá colocar os quatro bambolês, nos quatro cantos da quadra, respeitando as linhas laterais da quadra maior. Esses bambolês serão as bases, numeradas de 1 a 4, na ordem: a primeira base ficará imediatamente a direta da equipe atacante, e assim sucessivamente percorrendo os quatro cantos da quadra no sentido anti-horário, sendo que a base 4 será a base imediatamente à esquerda da equipe atacante.

A equipe que estará defendendo nessa rodada poderá ficar espalhada pela quadra, onde quiserem, menos dentro das bases. A equipe que estará atacando ficará disposta em fila, com o primeiro da fila entre as bases 1 e 4.

O recreacionista de posse de uma bola ficará no centro da quadra e deverá rolar a bola para o primeiro da fila da equipe atacante. Este deverá chutar a bola para qualquer direção e tentar percorrer, tocando o pé dentro das bases, da base 1 até a base 4, se conseguir, a equipe ganha um ponto.

Nesse momento a equipe que está defendendo, deverá pegar a bola e terá duas opções: queimar o participante da equipe adversária enquanto eles estão correndo para as bases, ou tentar queimar a base que esse participante ainda não chegou. Se o participante que está atacando, for queimado, ele será eliminado do jogo. Se a equipe defensora conseguir queimar uma das bases que ele ainda não foi, nessa rodada ele não poderá entrar nela, e deverá voltar para a base anterior de onde havia saído. Se nesse caminho a equipe defensora queimar também a base de onde o atacante saiu, queimando assim, as duas bases que cercam o atacante, ele também será eliminado do jogo. Por exemplo: se o atacante está correndo da base 1 para a base 2, a equipe defensora queima a base 2, jogando a bola dentro da base, o atacante deverá voltar para a base 1, se nisso, a equipe defensora queimar a base 1 também, o atacante não terá base para entrar e será eliminado do jogo.

Imaginemos que o participante conseguiu chegar à base 3 nessa rodada. O segundo participante da equipe atacante fará o mesmo procedimento, chutará a bola e tentará percorrer todas as bases. Quando esse participante chutar a bola e correr para a base 1, aquele primeiro que estava na base 3, deverá tentar correr para a base 4 marcando assim um ponto para sua equipe se conseguir chegar. Valendo as regras da queima do participante ou das bases. E assim deverá seguir o jogo até que todos os atacantes chutem a bola. Feito isso, inverte-se a ordem, a equipe que estava atacando vai defender, e a equipe que estava defendendo vai atacar.

Duas regras importantes que devem ser ditas para os participantes antes do início da atividade é que: o participante que estiver dentro de qualquer uma das bases não poderá ser queimado pela equipe defensora. Nunca poderá ter dois participantes em uma mesma base.

Vence a equipe que conseguir o maior número de pontos marcados, ou seja, a equipe que conseguir que o maior número de participantes chegue até a base 4.

A atividade poderá ter algumas variações se o recreacionista preferir. Poderá, por exemplo, fazer mais de uma rodada para cada equipe atacar e defender, e serão pontos acumulados das rodadas. Para dificultar a atividade, a bola poderá ser menor, tipo bola de tênis, ou ainda deixar mais difícil, essa bola de tênis deverá ser rebatida com um bastão. O recreacionista pode, previamente, combinar com as equipes que para cada base alcançada, a equipe ganhará uma determinada quantidade de pontos, sendo que a base 4 seria a maior pontuação, e o que mais a sua imaginação mandar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>