Material: um apito, música (se preferir)
Os participantes são divididos em duas equipes e cada equipe receberá a denominação de “borboletas” e “flores”. As flores ficam sentadas no chão, espalhadas e separadas entre elas com mais ou menos um metro de distância.
O monitor colocará uma música legal para as borboletas dançarem no lugar e ao seu sinal, as borboletas devem continuar suas danças, porém, entre as flores.
Quando a música parar, as borboletas param de dançar e permanecem no mesmo lugar, as flores por sua vez, tentam, sem sair do seu lugar, tocar as borboletas. A borboleta que for tocada por uma flor, vira outra flor, senta no mesmo lugar que está e faz a mesma coisa na próxima rodada. As borboletas que não forem tocas, seguem para a próxima rodada.
Vence a última borboleta que ficar sem se transformar em flor.
Uma variação é que o monitor pode colocar a regras que as borboletas iniciam de um lado das flores e ao sinal de danças, devem, dançando, obrigatoriamente passar para o outro lado.
OBS: aconselho a limitar o espaço da realização da atividade para que as flores não fiquem muito distantes uma das outras tornando assim a atividade mais monótona.