Material: um espelho
Essa atividade requer ambientação. A história a ser contada pelo monitor é de que ele viajou para uma terra muito distante chamada Bruxelas, onde lá conheceu uma bruxa que deu a ele de presente um espelho, mas não era um espelho comum, e sim, um espelho mágico que sempre fala quem se olhou nele e que o monitor gostaria de mostrar para as crianças como ele funciona.
Feito a ambientação, o monitor vai dispor as crianças sentadas em círculo, com o espelho no centro. O monitor deverá se retirar do local onde todos estão para um local onde não veja os participantes. O grupo deverá escolher um dos participantes para que vá até o centro do círculo, se olhe no espelho, sem tocá-lo e volte para o seu lugar. Quando terminar esse ritual (o monitor deve frisar bem a importância de se fazer o ritual completo), o monitor que estava afastado do grupo, volta e vai tentar captar as vibrações do espelho mágico adivinhando quem se olhou no espelho.
A atividade prossegue até que se tenha motivação do grupo ou que alguém descubra o segredo do espelho mágico.
SEGREDO DO ESPELHO MÁGICO: o monitor deverá combinar previamente com outro monitor ou com algum participante, sem quem nenhum outro participante saiba que ele deverá imitar tudo o que o participante que for se olhar no espelho fizer. Por exemplo: se ele está sentado com as pernas cruzadas, a pessoa que o monitor combinou também deve sentar com as pernas cruzadas. Se ele passar a mão na cabeça, a pessoa combinada também passará a mão na sua cabeça, e assim por diante.
Atividade enviada pela Tia Rose de Vitória / ES