Hoje o mercado educacional está em grande expansão com todos os seus materiais pedagógicos ao alcance de quem os procura. Brinquedos educativos são encontrados desde lojas especializadas até as famosas lojas de R$ 1,99, onde trabalhados de forma dirigida ou não, estimulam a criatividade e muitas outras característica em nossas crianças. Dentre tantos e tantos brinquedos nessa linha, obtém grande destaque os BLOCOS DE MONTAR. Em casa ou dentro da escola eles transformam o ambiente e o aprendizado muito mais agradável e divertido, favorecendo assim o desenvolvimento infantil.
Entre muitas outras características importantes saliento que esses brinquedos estimulam e melhoram:
- Coordenação motora fina;
- Coordenação óculo-manual;
- Lateralidade (direita, esquerda, em cima e embaixo);
- Noção de espaço;
- A criatividade;
- A concentração;
- O raciocínio lógico levando as crianças a buscarem soluções de forma independente e terem o prazer de alcançar os resultados que imaginavam antes de iniciar cada montagem;
- Leva ao autoconhecimento;
- Aumenta a autonomia da criança, tendo suas decisões respeitadas;
- Proporciona descobertas;
- Faz o “construir” e o “reconstruir”;
- Valoriza ações de cooperação e solidariedade;
- Ajuda a criança a demonstrar suas necessidades, interesses, gostos e preferencias;
- Ajuda no ensino de formas, tamanhos e cores;
- Ajuda no ensino de numerais e contagens;
- … entre muitos outros.
Os blocos de montar são grandes ferramentas a serviço do professor e pais que queiram que a imaginação dos pequenos vá looooongeeee. Com eles é possível construir o impossível, além de objetos diversos do cotidiano da criança, tais como: casas, carros, móveis, animais e figuras do grande mundo de contos que a criança adora: castelos, heróis, vilões, entre outros. É só deixar nossos pequenos brincarem usando sua imaginação que nos surpreendemos com os resultados.
Algumas literaturas e fabricantes aconselham o trabalho com os blocos de montar relacionando o tamanho da peça, complexidade de encaixe e faixa etária da criança.
Crianças a partir de 1 a 3 anos podem começar com brinquedos de montar com peças grandes e com pouca complexidade de encaixe. A partir dos 3 anos, as crianças já podem brincar com peças menores e de maior complexidade. Para crianças maiores, de 8 a 12 anos, o desafio pode ser maior com brinquedos de aproximadamente 700 peças!
Autor: Prof. Esp. Carlos Eduardo Sampaio Verdiani
CREF 020282-G/SP
Graduado em Educação Física e Pedagogia
Pós-graduado Latu Sensu em Fisiologia do Exercício e Educação Física Escolar
Vencedor do prêmio de MELHOR PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO ANO pelo Conselho Regional de Educação Física do Estado de São Paulo – CREF 4
Vencedor do prêmio TOP FIEP pela Federação Internacional de Educação Física – Itália
Ex preparador Físico da Seleção Brasileira de Karatê
Licenciado pela ANDE-BRASIL e CORE 360º
Docente em 15 cursos de pós-graduação
Mais de 400 cursos ministrados
Co-autor do livro: “Recreação Total”
1 Comment
Belo Artigo, relaciono sempre os blocos para algumas aulas da Língua Inglesa pois cores, quantidades e mesmo construção de formas auxiliam nesse desenvolvimento de aquisição da segunda língua desde cedo!!! Congrats!!!