Material: chapéus de bruxa
O monitor vai escolher entre os participantes alguns para serem as bruxas, estes devem ficar com um chapéu cada um. As linhas da quadra representará o labirinto onde todos os participantes se movimentarão sobre elas.
Todos devem ficar espalhados pelo labirinto e ao sinal do monitor as bruxas tentam pegar os outros participantes. Se conseguirem, quem for pego vira bruxa ganhando assim o chapéu de quem o pegou.
A atividade acontece até que se tenha estímulo por parte dos participantes.
Dica: antes da realização dessa atividade, o monitor pode organizar uma oficina de chapéu de bruxa, assim todos o confeccionam e no momento da atividade todos terão seu chapéu a disposição.
Variação: se o monitor optar pela oficina, todos devem levar seu chapéu para a quadra no momento da atividade e poderá ser feito da seguinte maneira: quando o participante for pego ele deve pegar o seu chapéu virando e aumentando o número de bruxas na rodada. Nesse caso, vence o último que conseguir ficar sem virar bruxa.